• 44 3423-2538
  • Rua doutor Silvio Meira de Sá Bezerra, 200, jardim progresso, Paranavaí - Paraná

PINTURA A BASE DE CAL

A caiação, nome que se dá à pintura feita à base de cal, alia baixo custo à beleza, durabilidade e ambiente saudável

 

cal exerce diferentes funções na construção civil, e o uso na pintura é uma delas. Com uma ótima relação custo-benefício, a cal pode ganhar diferentes cores com o acréscimo de pigmentos industrializados encontrados nas lojas de materiais de construção. A pintura com cal se mostra uma boa opção para clientes que não querem gastar muito na hora de pintar a casa, devido ao seu baixo custo.

 

Adequada para aplicação em diversas superfícies, principalmente as mais porosas e de elevada aspereza (bloco de concretoargamassa de revestimento, concreto aparente e de textura áspera), a cal tem completa aderência à superfície e boa manutenção da cor.

 

A caiação ou pintura com cal é muito antiga e data da época em que as casas não eram rebocadas e nem pintadas. Por isso, por questões de higiene e saúde, era quase obrigatório utilizar este método, a fim de evitar o aparecimento e alastramento de bactérias e outros micróbios.

 

Por ser um produto alcalino, combate fungos, germes e bactérias, o que evita a formação de manchas causadas por infiltrações e a deterioração precoce dos revestimentos.

 

Como fazer?

 

Misturado a 16 litros de água, um único saco de 8 quilos de cal para pintura permite a cobertura de uma área de 25 m² a 30 m², em duas demãos. Quanto menor a incidência de chuva na área pintada, maior a durabilidade do produto.

 

Benefícios da pintura com cal

 

  • Baixo custo
  • Facilidade de preparação e aplicação
  • Combate a fungos e bactérias
  • Boa fixação, a parede pode ser lavada 10 dias após a aplicação

Por seu apelo ambiental, a cal é muito procurada por profissionais que buscam uma solução sustentável, e de efeito diferenciado. Para aplicar em áreas já pintadas, basta preparar a superfície, com raspagem completa da pintura anterior e lixamento da parede.

 

A cal para pintura deve ser a mais fina e pura do mercado, específica para esse uso. Um bom produto também deve atender aos exigentes critérios de qualidade, como a Cal de Pintura Pinocal.

 

Uma dica: para paredes externas, invista em um pigmento mineral com boa resistência aos raios ultravioletas para dar mais longevidade à pintura. No caso de paredes internas, a adição de uma resina acrílica possibilita maior coesão e aderência da cal à estrutura.

Escreva um Comentário