• 44 3423-2538
  • Rua doutor Silvio Meira de Sá Bezerra, 200, jardim progresso, Paranavaí - Paraná

USO DA CAL NA AGRICULTURA

A cal é uma substância química obtida por meio da extração de rochas de caráter calcário. Este tipo de elemento pode ser visto de duas formas principais, hidratado ou em seu estado natural; ou seja, virgem. O modo de preparo industrial da cal é o que caracteriza a sua forma e como será utilizada. O mais comum entre os dois tipos é o hidratado, pois sua obtenção é a mais simples, rende mais e o preço é mais baixo. Este tipo é misturado com água para que a solução seja menos agressiva e molde com maior facilidade.

A utilização da cal pode ser vista na indústria da construção civil e também no campo rural. O elemento é de caráter ácido e pode canalizar o solo e auxiliar no balanceamento do pH, assim como na captação de nutrientes por meio das raízes.

O uso da cal no meio da agricultura pode ser feito de várias maneiras, tanto em terrenos de grande porte como em jardins no quintal. O tipo de cal mais utilizado nesta técnica é a cal hidratada, em especial na cafeicultura. Neste tipo de plantio, são utilizado dois métodos principais para a correção do solo como forma de o tornar mais fértil: a cal virgem no início da plantação e a cal hidratada para os cafezais adultos.

A aplicação deste elemento em solo como forma de fortalecê-lo é visto desde antes da Era Cristã. Os povos mais antigos utilizavam a cal da mesma forma que hoje em dia, como método de correção agrícola da acidez. A sua utilização na agricultura não apenas auxiliou o solo, mas também proporcionou melhores condições de vida no campo, pois ajuda na alta da safra e em produtos de maior qualidade.

Além disso, também foi um fator de auxílio significativo de melhoras na economia. Entre outras funções da substância na agricultura, pode ser citado a ação bactericida, ou seja afasta pragas agrícolas. É também auxiliar para o aceleramento da germinação, pois precipita coloides.

Tem um papel importante na melhora da porosidade e, portanto, permeabilidade do solo aplicado; entre uma das maiores vantagens, pode ser citado a sua ação nutritiva que pode favorecer a atividade da matéria orgânica; é também é um dos agentes químicos do tipo alcalino para o solo mais baratos do mercado.

Fonte: Agro 2.0 em <a href=”https://agro20.com.br/cal/”>Cal e a sua variedade de uso no ramo da agricultura</a>

Escreva um Comentário