• 44 3423-2538
  • Rua doutor Silvio Meira de Sá Bezerra, 200, jardim progresso, Paranavaí - Paraná

Você sabia que a cal é essencial na produção de celulose e papel?

A cal virgem é tradicionalmente usada em fábricas de celulose para restaurar a soda cáustica, um dos principais integrantes do licor branco.

A cal virgem é um dos insumos mais utilizados no processo de produção de celulose que consiste, basicamente, na transformação da madeira em material fibroso comumente conhecido como polpa de celulose.

A cal é usada na etapa de caustificação, que é o estágio final do ciclo químico de recuperação. A partir daí ocorre à diminuição da cal com o licor verde, onde o carbonato de sódio contido no licor verde clarificado é convertido em hidróxido de sódio (recuperação de soda), principal componente do licor branco forte. Em seguida, o licor branco será utilizado no cozimento dos cavacos de madeira para a geração da polpa de celulose.

A cal é fundamental na criação de papéis espessos e finos de alta qualidade. É utilizada em muitos tipos de papel com os quais nos deparamos diariamente, como papel de escrever, revistas impressas, jornais e muito mais. A cal atua como carga e cobertura na fabricação de celulose e papel, em particular na produção de carbonato de cálcio precipitado (PCC).

No processo de fabricação de papel, é sempre necessário tratar as águas residuais, as águas de processo e de reciclagem antes que sejam reutilizadas ou descartadas.

Viu só como a cal está presente em diversos setores e não apenas na construção civil como muitas pessoas pensam!

Continue acompanhando nossas redes sociais para saber mais!

Fonte:  https://www.lhoist.com/br  , http://www.caltrevobrasil.com.br/

 

Escreva um Comentário