• 44 3423-2538
  • Rua doutor Silvio Meira de Sá Bezerra, 200, jardim progresso, Paranavaí - Paraná

PLANEJAMENTO ELÉTRICO RESIDENCIAL

O planejamento elétrico de uma casa é de extrema importância para quem quer evitar futuros contratempos e dores de cabeça. Para que isso seja feito com excelência, é necessário que o projeto seja feito por um profissional capacitado a fazer a instalação elétrica residencial de baixa tensão.

Abaixo, mais detalhes sobre como fazer um projeto elétrico residencial!

O que é um projeto elétrico residencial

O projeto elétrico residencial nada mais é que uma representação gráfica e escrita da instalação de eletricidade e todos seus detalhes. Este é responsável por determinar o porte da instalação, estabelecer circuitos e especificar os materiais que serão usados na obra.

Além disso, a partir do projeto que são definidos os pontos de luz e eletricidade da edificação, a partir de uma avaliação das necessidades de cada ambiente e dos possíveis aparelhos eletrônicos que serão instalados.

Lembrando que o projeto elétrico residencial deve ser realizado por um profissional, conforme as normas da NBR 5410. Além disso é de extrema importância que o eletricista escolhido esteja com o equipamento correto e evite riscos de choques elétricos no trabalho.

Etapas para fazer um projeto elétrico residencial

Calcule o perímetro de cada cômodo

É importante estudar os desenhos do projeto de arquitetura, como plantas, cortes e outros detalhes antes de começar o planejamento de fato. Com essas informações, será possível fazer o levantamento do quadro de cargas da instalação.

Também é feito o cálculo da área e do perímetro de cada cômodo, possibilitando determinar a potência da iluminação e tomadas de uso geral dentro da residência.

Dimensione os circuitos

Nesta etapa é feito o dimensionamento de carga e potência a ser instalado em um circuito elétrico. Os critérios para realizar o dimensionamento são definidos pela norma técnica da ABNT, sendo dividida em 3 partes:

  • iluminação;
  • tomadas de uso geral;
  • tomadas de uso específico.

Confira a potência total da instalação

Aqui é realizada a soma de todas as potências de iluminação, a potência das tomadas e a potência das tomadas específicas. Isso faz com que possamos calcular a potência total prevista para a instalação elétrica residencial.

Divida dos circuitos de instalação

Segundo as normas da NBR 5410, a instalação deve ser dividida em quantos circuitos forem necessários para iluminação, tomadas e tomadas específicas. Essa divisão é importante, pois facilita a operação e manutenção da instalação. Ela é realizada no quadro de distribuição, responsável pela distribuição de toda instalação elétrica.

Etapa dos dispositivos de proteção

Estes dispositivos são instalados junto aos circuitos elétricos com o intuito de proteger os moradores de choques elétricos, além de proteger o circuito elétrico e evitar curtos-circuitos, que podem ser causadores de incêndios. Em instalações elétricas residências é comum o uso disjuntores termomagnéticos, usados nos quadros de distribuição.

Simbologia elétrica do projeto

Nesta etapa você precisará seguir as normas técnicas da NBR 544/89, já cancelada e sem substituição, porém legalmente ainda utilizada pela maioria dos projetistas. Seguindo esta norma, você irá estabelecer formas geométricas simples para identificar os pontos de iluminação, tomadas e tomadas específicas na planta baixa do seu projeto elétrico.

Lista de materiais e orçamento

Chegou a hora de pensar quais materiais serão necessários para a execução do seu projeto elétrico. Isso facilita um orçamento para seu projeto, além de fazer com que você economize, pois já terá um conhecimento prévio dos materiais que serão utilizados.

íconeContudo, é extremamente importante que você conheça todas as ferramentas para eletricistas, o uso de cada uma e onde comprar.

Domine um software de planejamento

Esta última etapa é voltada para a qualidade do seu projeto. O uso de um software de planejamento elétrico pode ser essencial para você entender melhor o que está sendo feito e facilitar sua organização. O software mais usado pelos engenheiros é o AutoCad da Autodesk.

Comece a planejar seu projeto elétrico agora!

Agora que você já sabe as principais etapas de como fazer um projeto elétrico residencial, chegou a hora de pôr isso em prática, além de adquirir todos os equipamentos necessários para começar seu planejamento.

Além disso, é de extrema importância que você esteja com o equipamento correto e evite riscos de choques elétricos no trabalho. Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Bom trabalho!

FONTE: http://blog.instrusul.com.br/

Escreva um Comentário