• 44 3423-2538
  • Rua doutor Silvio Meira de Sá Bezerra, 200, jardim progresso, Paranavaí - Paraná

TELHA PVC – INFIBRA

As telhas de PVC têm como principais atributos técnicos a resistência, a versatilidade e a facilidade de instalação. “Resultado de muitos anos de pesquisa, as telhas foram projetadas para atender normas e requisitos técnicos do mercado brasileiro, ao mesmo tempo em que oferecem excelente relação custo-benefício ao consumidor”, diz Nilton Valentim, diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Telhas de PVC (Abitelha).

Conhecidas no exterior desde a década de 1990, são produzidas principalmente nos Estados Unidos, Europa e China. “Esse é um mercado em evolução constante, visto que o produto deve atender a demandas técnicas, climáticas e normativas de países com exigências muito particulares”, informa.

VANTAGENS TELHAS DE PVC

Além da longa vida útil, após o final do seu ciclo de vida, a telha de PVC pode ser 100% reciclada em uma nova telha. Outro aspecto a ser considerado na relação custo-benefício é que, aliada à sua elevada resistência, as telhas de PVC são maiores e mais leves do que outras soluções para coberturas, minimizando custos de transporte, apresentando menor índice de perdas no transporte e manuseio, e garantindo produtividade e rapidez na instalação.

COLONIAL X ONDULADA

As telhas de PVC têm vida útil estimada de mais de 20 anos e podem ser moldadas em diversos tipos de perfis e cores. Os modelos mais populares em produção no país são o perfil ‘colonial’ com comprimento de 2,30m a 5,25m e largura de 0,90m; e o perfil ‘minionda’, com comprimento de 1,80m a 6,00m e largura de 0,90m a 1,20m – os dois nas cores cerâmica, marfim e branca.

APLICAÇÕES

A preparação da estrutura deve ser feita de acordo com as recomendações do manual de instalação dos fabricantes. Os pontos mais importantes a serem observados são a declividade mínima do telhado e o espaçamento entre terças, que pode variar de acordo com a ação do vento em determinada região.

A fixação das telhas é feita com parafusos autobrocantes, o que torna a instalação bastante rápida. Os produtores das telhas também fornecem perfis específicos de acabamento e vedação, além dos kits de vedação e instalação.

MANUTENÇÃO

Outro ponto forte do novo material é não exigir manutenção periódica. “A telha de PVC é considerada autolimpante, pois sua superfície não retém poeira nem propicia o crescimento de fungos. Pode ser limpa facilmente com água e sabão”, ensina o diretor, lembrando que no caso de quebra é possível trocar apenas uma telha de maneira rápida e fácil, o que minimiza despesas com manutenção.

PRINCIPAIS DÚVIDAS DO CONSUMIDOR

As principais dúvidas do consumidor estão relacionadas, principalmente, à resistência e durabilidade das telhas de PVC. Destacamos que a norma técnica prevê uma série de ensaios a serem realizados no produto, a saber:

  • resistência ao fogo
  • resistência aos impactos de objetos e de cargas acidentais
  • resistência à ação de granizo
  • resistência à possibilidade de caminhamento de pessoas sobre as telhas durante atividades de instalação e manutenção
  • resistência à ação de vento
  • risco de arrancamento pela ação do vento

Vale observar, ainda, que a resistência da telha instalada está relacionada ao atendimento às informações prestadas pelo fabricante da telha, em seu manual de instalação, quanto aos detalhes construtivos do telhado e aos procedimentos de caminhamento sobre a telha.

Escreva um Comentário