• 44 3423-2538
  • Rua doutor Silvio Meira de Sá Bezerra, 200, jardim progresso, Paranavaí - Paraná

Você sabe o que significa a palavra “cerâmica”?

Vamos conhecer um pouco dos primórdios do significado desta palavrinha, que faz toda a diferença na hora de você escolher, para sua casa por exemplo, uma telha.

A palavra cerâmica provém do termo grego “keramiké”, que é derivada de keramos”, que significa argila. Cerâmica é a pedra artificial obtida por meio da moldagem, secagem e cozedura de argila ou mistura contendo argila. No Brasil, a cerâmica teve seus primórdios na Ilha de Marajó. As telhas de cerâmica, ou telhas de barro, são telhas produzidas a partir de argila rica em ilita e montmorilonita, queimadas em fornos a gás ou lenha em temperaturas próximas a 1.000°C. É o tipo de telha mais antigo do mundo e hoje seu processo de produção é bastante avançado, sendo produzidas telhas com as mais diversas características, modelos, cores e acabamentos.

Cerâmica e o período neolítico

A telha cerâmica surgiu durante o período Neolítico, fase de desenvolvimento das sociedades humanas, correspondente ao seu ingresso a uma economia produtiva. Este período, caracterizado pelo desenvolvimento de novas técnicas, tem, no entanto, um fator grande importância no estabelecimento de novas relações entre o homem e o meio natural.

No Brasil

No Brasil, antes mesmo de sua descoberta pelos portugueses, a atividade cerâmica já era muito utilizada para fabricação de potes, baixelas e outros artefatos.

As primeiras telhas, feitas “nas coxas” x telhas padronizadas atualmente

Inicialmente, as telhas cerâmicas eram formadas manualmente, com mão-de-obra escrava que as moldavam em suas pernas e concediam-lhes formas irregulares, sem padronização. Daí surgiu a expressão “feito nas coxas”. A telha cerâmica é amplamente utilizada no Brasil e ainda é uma opção muito popular, adequando-se perfeitamente ao clima tropical e oferece uma ótima relação custo-benefício. Segundo dados da Associação Nacional da Indústria Cerâmica, o setor cerâmico brasileiro, que produz telhas cerâmicas, é composto atualmente por mais de 12.000 (doze mil) indústrias.

Fonte: TOPTELHA

Escreva um Comentário